Metodologia

CLIL

O CLIL (Content and Language Integrated Learning), em tradução literal Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, é uma metodologia de abordagem dual, isso significa que, através dela, associamos o ensino da língua estrangeira às disciplinas obrigatórias da grade curricular. Na prática, os alunos podem aprender conteúdos de inglês e matemática, por exemplo, de forma interdisciplinar, ampliando e transformando a experiência de aquisição de conhecimento. 

A metodologia CLIL vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de educação bilíngue, não só por sua eficácia cientificamente comprovada como também pelo fato de termos a linguagem como a base de toda aprendizagem. A forma de abordagem integrada do CLIL conta com quatro princípios elementares: 

1- Conteúdo: integração do idioma aos conteúdos curriculares. Alunos são expostos à segunda língua ao mesmo tempo em que aprendem matérias como Ciências, Matemática ou História. Desta forma, os estudantes contam com melhor desenvoltura na compreensão e consolidação de vocabulário em contextos reais, que são parte do dia a dia e estão conectados à realidade de cada um

2- Cultura: o aprendizado vai além do idioma e exploramos os aspectos culturais relacionados à língua adicional. Assim, a experiência vai além. Os alunos têm contato com costumes, tradições e novas perspectivas de valores, enriquecendo-os de forma cognitiva, social e empática.

3- Comunicação: exploramos as habilidades linguísticas de forma completa, incentivando a prática da escuta, escrita e oralidade em situações autênticas e conectadas à realidade dos alunos. A tendência é que eles se tornem cada vez mais seguros e confiantes para se comunicar na segunda língua. 

4- Cognição: os alunos recebem estímulos para o pensamento crítico e resolução de problemas ao mesmo tempo em que aprendem disciplinas integradas ao inglês. Assim, adquirem mais autonomia cognitiva e se tornam melhor preparados para um futuro cada vez mais desafiador e multicultural. 

BNCC